25 de junho de 2009

Hoje Andei Na...



Hoje andei pela primeira vez numa destas...

Para ser mais correcto, hoje estreei-me duas vezes: num modelo de autocarro e num serviço.

Tive o privilégio de ter viajado no autocarro da esquerda, um Caetano Bus Winner (II ?), sobre chassis MAN 18.400 HOCL. Ou seja, ainda não foi desta que me estreei a rolar na já batida Irizar PB (a da direita, para que não hajam dúvidas...).

E pela amostra proporcionada pelo produto nacional, não me parece que vá lamentar-me muito não ter andado numa PB.

Senão vejamos...

Não basta a viatura ser nova (ou recente, como preferirem...), ela ainda transborda cheiro a novo e revela uma evolução qualitativa fabulosa...

Aceder a bordo, é mais fácil do que limpar o rabinho a meninos. Acabaram-se os degraus altos ! Yupiiiii !!!...

Uma vez a bordo, somos brindados com uma iluminação suave e acolhedora (para além do cheiro a carro novo) e também ressentimos no ar o cheiro do couro, presente nos assentos da marca Fainsa (do qual o modelo desconheço...).

Apercebo-me que as prateleiras de arrumação por cima das cadeiras de bancos, são ao mais puro estilo de um avião...

Eis a altura de assentar arrais no lugar que escolhi... Última fila de bancos, o assento do lado esquerdo à janela (só podia...) e meu rico Deus... Que E S P A Ç O... Excelente, fabuloso, inacreditável... Nem mesmo o facto de a senhora da frente ter reclinado ao máximo as costas do seu assento meu incomodou muito, tal a quantidade de espaço disponível. Eis a maior vantagem do serviço Confort da Rede de Expressos.

No entanto duas ressalvas: os bancos da última fila não permitem a reclinação e existem 5, quando apenas 4 deveriam estar lá...

Enquanto me acomodo, começo a reparar nos pormenores do desenho interior e na qualidade dos acabamentos... Rigor de construção típico da Caetano, tudo no seu lugar e bem acabado.

A visibilidade para o exterior é também ela muito boa.

Chega a altura de nos fazermos à estrada...

Eis que o chassis MAN 18.400 arranca...

Em fases de aceleração, o motor invade o habitáculo, como é normal, mas sempre dentro de valores aceitáveis. Em velocidade de cruzeiro, o silêncio reina a bordo, tanto do motor como da deslocação do ar. As passagens da caixa de velocidades (automática, note-se) mal se ouvem e se sentem. Que diferença para os urbanos da mesma marca...

A suspensão é agradável, firme mas sempre com conforto.

Entretanto, o tempo e os quilómetros vão passando...

Mas não é por isso que o corpo se queixa. As cadeiras da Fainsa revelam-se muito confortáveis o que a somar ao espaço existente... Ah... Que regalo !!! ...


Agora... Agora só falta mesmo poder andar com uma... Quem sabe num futuro próximo, quem sabe...

EDIT...

PS: Com tanto entusiasmo, esqueci-me de referir que as cadeiras Fainsa possuem todas cintos de segurança de 3 apoios, tal como num veículo ligeiro, e são tão confortáveis que nem sentia que o trazia colocado... Um must...

1 comentário:

José Pereira disse...

As minhas últimas viagens na Rede Expressos foram feitas a bordo de Irizar PB da TEJO assentes em chassis SCANIA. Não tenho grandes motivos de queixa quanto ao conforto destes autocarros, apenas restando dois reparos:

1) O passageiro que se sentar na terceira fila do lado direito (de frente para o para-brisas) não tem qualquer vista para o exterior devido àquele famoso "pilar".

2) A iluminação do salão. O autocarro tem umas lâmpadas incandescentes accionadas quando são abertas as portas automáticas mas a sua distribuição não é uniforme. As zonas de grande intensidade (a entrada) alternam com zonas de sombra (o meio do autocarro).

Mas estas Irizar representam um grande salto em frente se considerarmos as Atomic montadas sobre chassis MAN 18.400 que enxameavam a frota de expressos da TEJO, essas sim, muito desconfortáveis. Idignas de um serviço Expresso.

Uma das carroçarias que mais me marcou a nível de conforto foi a Caetano ALPHA com chassis Magirus Deutz. Aquele som de motor era fenomenal, o design de interiores muito elegante (tenho como referência o que predominava na RN) e os assentos muito bons, apesr de ser pouco espaçosa (53 lugares em 12 metros). Espero que estas Caetano Winner sigam essam tradição!

Boa continuação
JP