13 de maio de 2008


Pelos Caminhos da Beira Alta (parte I)...


Dias há que, para consolo do desgraçado que é motorista, se troca o lugar de condutor pelo de passageiro... E como sabe bem... (com a idade tenho notado que em certas coisas estou cada vez mais comodista...)


Mas a verdadeira emoção neste passeio de autocarro por uma das mais belas zonas de Portugal, deveu-se em grande parte às velhas e gloriosas máquinas que nos transportaram.


Assim, lá se arranjaram duas AEC, algo de maravilhoso para uns quantos malucos (como eu) e que a todos trás imensas e maravilhosas recordações.


Por agora mostro um pormenor da 1ª AEC que nos transportou nesse dia, a 31 da União de Sátão e Aguiar da Beira.

2 comentários:

MS disse...

Estes AEC *( Adoro Esta Camioneta), sao os de motor 740 traseiro, ou sao os de chassis Reliance de motor central?

Os primeiros, sao muito raros, e praticamente inexistentes. Davam mais "raia"...

Existe praticamente tudo a venda em Inglaterra para manter um chassis Reliance.

Sant Driver disse...

Este da foto, o 31 da União do Satão, é um Reliance de 1972, com carroçaria UTIC.
No mesmo passeio participou em AEC 'rear engined', montado em estrutura monobloco da UTIC, um UTIC-AEC U2077. Na verdade, não é mais que a importação dos chassis AEC Swift, quando a AEC em Southall estava a 'fechar portas'. Em Cabo Ruivo, na fábrica da UTIC, era retirado do chassi AEC os componentes mecanicos, tais como o motor AEC AH760 e a caixa ZF S6-80, sendo tudo montado na estrutura UTIC.

Um abraço,